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“Análise Preditiva: o poder de prever quem vai clicar, comprar, mentir ou morrer” – Eric Siegel


Você já ouviu falar que aqueles que compram fraldas são mais propensos a comprar cerveja também? Você sabia que quando um grampeador é vendido em um varejista, é um bom indicador de que uma empresa contratou um novo funcionário? Você ficaria surpreso ao saber que aqueles que usam seu cartão de crédito para comprar uma bebida em um estabelecimento de lazer são mais propensos a perder o pagamento do cartão de crédito?


Eric Siegel, autor do livro “The Power to Predict Who Will Click, Buy, Lie, or Die“ ou “O poder de prever quem vai clicar, comprar, mentir ou morrer”, destaca o como e o porquê de a Análise Preditiva (conhecida como AP) ser compreensível e cativante em vários campos do Big Data.

O livro é extremamente útil para pequenas e grandes empresas, empreendedores e gente comum que quer entender melhor como a pesquisa de dados computadorizada é analisada para prever resultados e cenários específicos.


Siegel afirma que a Análise Preditiva é a ciência que desencadeia o poder dos dados. Com esta tecnologia, o computador literalmente aprende a partir de dados como prever o comportamento futuro dos indivíduos. Além disso, ele descreve que a previsão perfeita não é possível, mas mesmo as previsões “bobas” podem ser extremamente valiosas.


Eric argumenta muito em seu livro sobre os modelos preditivos e como os dados são extraídos e usados. Este tipo de “mineração de dados” está sendo usado de várias maneiras, não apenas para o consumo.


Ele fornece exemplos de famílias e vida pessoal, saúde, combate ao crime e detecção de fraudes, funcionários e compreensão da linguagem humana. Enquanto o livro responde tantas perguntas sobre como os Marketeres sabem muito sobre os consumidores, não é apenas um livro para os Marketers.


É um daqueles livros de negócio que cruzam muitos departamentos incluindo as áreas de vendas, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, entre outros.


Alguns fatos surpreendentes que se encontram no livro incluem:

  • É possível prever quais pessoas abandonarão a escola, cancelarão uma assinatura ou se divorciarão antes mesmo de serem conscientes disso.

  • Por que a aposentadoria antecipada diminui a expectativa de vida e por que os vegetarianos perdem menos vôos.

  • Cinco razões pelas quais organizações prevêem a mortalidade, incluindo uma companhia de seguros de saúde.

  • Como pesquisadores utilizam inteligência artificial para prever os blockbusters de Hollywood e futuros hits musicais.

  • Como as empresas descobrem verdades não contadas e privadas – como a Target percebe que você está grávida e que a Hewlett-Packard deduz que você está prestes a perdeu seu trabalho.

  • Como os juízes dependem de computadores que predizem a criminalidade para decidirem quem permanece na prisão e quem é livre.

  • O que é previsto pela BBC, Citibank, ConEd, Facebook, Ford, Google, IBM, o IRS, Match.com, MTV, Netflix, Pandora, PayPal, Pfizer e Wikipedia.

No livro, Siegel explica exemplos do mundo real sobre como as organizações estão transformando grandes dados em métricas significativas. Suas atitudes foram previstas – por empresas, governos, policiais, hospitais e universidades. Seus computadores dizem: “Eu sabia que você ia fazer isso!” Essas instituições estão aproveitando o poder de prever se você vai clicar, comprar, mentir ou morrer.

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