top of page
  • Foto do escritorFernanda Bornhausen

SEDO na Farmácia da Mente: um convite para a criação de novos hábitos em 2021

Ao finalizar o improvável, imprevisível e repleto de aprendizados ano de 2020, escrevo esse post com um convite para que você embarque conosco em uma jornada de inovação diferente das que criamos nos últimos 10 anos na Clear Inovação.


É um convite para que você inicie uma jornada de inovação na sua vida pessoal adquirindo conhecimentos de ponta sobre o funcionamento do seu cérebro para que seu dia a dia e seu Projeto de Vida sejam turbinados de satisfação.


Convidamos você a experimentar diariamente doses de SEDO, que podem ser adquiridas gratuitamente na "Farmácia da Mente".


SEDO: Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina


Em 2020 me aprofundei nos estudos dos hormônios da felicidade, o quarteto Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina, que eu denominei de SEDO para memorizar os nomes e não esquecer da dose de nenhum deles todos os dias.


Hormônios da felicidade são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Todos eles são produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específicas como as que exemplifico na imagem abaixo:


SEDO na Farmácia da Mente


De acordo com a neurocientista Candace Pert, “cada um de nós tem sua própria farmácia de luxo ao preço mais econômico, que produz todos os medicamentos de que precisamos para o bom funcionamento do corpo e da mente”. O problema é que, por uma série de razões, muitas pessoas nunca encontram as drogas que precisam na “farmácia da mente”.


Experimente uma dose de SEDO, logo cedo. É fácil, prazeroso, gratuito e vicia.


Sou uma psicóloga especialista em "Projeto de Vida" que estuda Neurociência e Comportamento. Que pratica o que me faz bem e que tem o poder de me manter equilibrada.


Compartilho aqui um pouco da minha experiência pessoal com o SEDO que mudou minha vida para muito melhor a partir de um episódio de forte estresse em 2018.


Eu optei por ter na minha rotina todos os dias a dança, pois ela é três em um S + E + D, e já está provado em estudos que dançar combate o envelhecimento. Experimente dançar todos os dias 30 minutos com as músicas que ativam suas boas memórias (S) e a dose do trio está aplicada. Se você conseguir fazer ao ar livre a dose se intensifica. Se você dançar rindo com amigos a dose se potencializa. Se você conseguir completar com outros 30 minutos de exercícios, no meu caso faço musculação diária em casa, sua dose de D se potencializa. Na minha agenda diária também estão a meditação e a prática da gratidão, S + O.


Também tomo doses diárias de convivência e muitos risos com os amigos pelo whatsapp e não economizo afeto com os que amo, em especial com minha família e meus times de trabalho.


Dedico muitas horas semanais a um trabalho voluntário que tem um Propósito Transformador Massivo no Social Good Brasil, organização que idealizei e sou uma das cofundadoras, o que ativa em alto grau o O, a Ocitocina.


Amo ler e estudar, e na Pandemia intensifiquei as leituras. Ache o seu Hobbie e intensifique, como uma dica lembre da quantidade de cursos gratuitos disponíveis atualmente.


É impressionante a quantidade de mensagens que tenho recebido de pessoas que estão tomando as doses de SEDO e se sentindo muito melhores. Muitas me falam: como não pensei nisso? Por que não tornei hábito? E por aí vai.


Meu intuito ao compartilhar minhas experiências que criaram hábitos nos últimos dois anos e resultaram em uma vida mais equilibrada é que você possa se inspirar e refletir se faz sentido nos acompanhar nessa jornada de conhecimento sobre o SEDO em 2021.


De janeiro a dezembro compartilharemos conteúdos bacanas, práticos e úteis para que você possa introduzir o quarteto SEDO no seu Projeto de Vida 2021.


12 maneiras de ativar a OCITOCINA, uma degustação no nosso conteúdo sobre SEDO em 2021:


Faz sentido embarcar conosco no SEDO?


Se a sua resposta for sim nos acompanhe aqui no Blog, se inscreva para receber nossas News e nos siga no instagram @sedo.farmaciadamente


Desejo que possamos trilhar juntos um caminho inovador em 2021 e que seu Projeto de Vida do próximo seja repleto de SEDO.


Obrigada por sua audiência e confiança.


Todo feedback é super bem vindo :D

810 visualizações0 comentário
bottom of page