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  • Foto do escritorClear Inovação

A inovação através do marketing, da gestão e de modelos de negócios.


Atualmente vivemos em um ambiente de negócios no qual muitos consideram a inovação tecnológica como a única alternativa de inovação e, por isso, a grande maioria das empresas entende que inovar não está a seu alcance. Mas a cada dia outros tipos de inovação surgem relacionados a novos modelos de negócio ou novas formas de gestão. E essas outras modalidades de inovação, ao contrário da tecnológica, estão se tornando mais acessíveis aos pequenos e médios negócios e até aos empreendedores iniciantes.


Business Model Canvas

A metodologia BMGEN Canvas, do suíço Alex Osterwalder, é uma das mais úteis e práticas para inovar através de modelos de negócios. Ela coloca por terra o tradicional plano de negócios e traz uma nova dinâmica para as organizações de todos os tipos. Quanto mais utilizamos a ferramenta, mais nos apaixonamos por ela e suas ilimitadas possibilidades.

E o mais interessante é que ele trouxe a mesma ao mercado de forma colaborativa, através da cocriação de seu livro que foi realizada por um grupo de 470 pessoas ao redor do mundo, tudo dentro do novo espírito da inovação, que é o da colaboração.


Design Thinking

Uma outra metodologia que vem ganhando o mundo dos negócios é o Design Thinking, que surgiu na @dSchool na renomada universidade de Stanford. O Design Thinking nos propicia a oportunidade de uma mudança de modelo mental, que ao se incorporar em nosso dia a dia nos abre para inovar nos mais diversos campos.


Customer Development

Mas a metodologia de criação de produtos e serviços que tem atraído mais a nossa atenção é a do Customer Development – Desenvolvimento do Cliente , do Steven Blank, também de Stanford. Recomendamos muito o livro dele que acabou de ser lançado em português e se chama Do sonho a realização em 4 passos, e o consideramos indispensável para todos que desejem trazer ao mercado um novo produto, escrever planos de negócios, de marketing e de vendas.

Está na hora de tiramos o foco total do desenvolvimento de produtos, para focarmos no desenvolvimento de clientes. Steven Blank destaca que muitas empresas se dizem focalizadas no cliente, mas utilizam o processo tradicional e deixam as questões de marketing, vendas e relacionamento com o cliente para a fase de lançamento do produto, quando enfrentam dificuldades de posicionamento e venda de um produto que não atende as reais necessidades do público-alvo. Blank apresenta um processo para que os inovadores possam ir a fundo no desenvolvimento do cliente em paralelo ao produto.

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